A consultoria de imagem é um conceito que ainda levanta muitas dúvidas. Considerado por muitos como algo apenas ao alcance de celebridades ou estrelas de Hollywood este é um serviço cada vez mais acessível a qualquer pessoa. A pergunta que muita gente me faz é o que faz uma consultora de imagem? Neste artigo vou responder a esta questão e mostrar-te como é que a consultoria de imagem pode mudar a tua vida.
A consultora de imagem ajuda-te a encontrar o teu estilo, a perceber aquilo que te faz sentir bem e a alinhar o teu estilo pessoal com o teu estilo de vida. Neste que é um processo altamente personalizado acabas por te conhecer melhor e passas a comprar de forma mais consciente. A longo prazo isto representa melhores investimentos e melhor uso das peças do armário. São boas notícias para a carteira e para o ambiente.
A consultoria de imagem pode ser um serviço requisitado para uma ocasião específica da vida como a gravidez ou um casamento. Pode ainda ser requisitada a nível corporativo ou a nível pessoal.
Etapas da consultoria de imagem
1 – Análise de estilo e teste de cores
Nesta que é a primeira e a mais importante fase do processo de consultoria é efetuado um questionário com a cliente. Através deste questionário é possível identificar os objetivos da cliente com o serviço de consultoria, os seus gostos, o seu estilo pessoal e o estilo de vida. Com base nesta informação são sugeridos looks de inspiração e algumas dicas de efeitos visuais que podem favorecer algumas características destacadas como importantes pela cliente.
Esta é uma fase crucial uma vez que condiciona o sucesso de todas as fases seguintes.
Nesta fase pode também ser realizado o teste de cores.
As cores influenciam a forma como nos sentimos ao mesmo tempo que expressam emoções.
O teste das cores permite perceber quais as cores que, quando usadas junto ao rosto, nos iluminam valorizando os nossos tons naturais e disfarçando rugas, olheiras e manchas.
A realização do teste permite identificar as seguintes características:
- Cor – Temperatura, Intensidade e Luminosidade
- Metalizados – Prateado ou Dourado
- Neutros – Claros ou Escuros
A informação obtida nesta fase serve de base a todo o processo de consultoria. Sem conhecermos a cliente e os seus objetivos é muito complicado podermos organizar o armário, sugerir novas combinações e novas maneiras de usar as peças de sempre.
2 – Organização do armário e construção de looks
A organização do armário é fundamental no processo de consultoria de imagem. As principais etapas desta fase são:
- Retirar todas as peças do armário
- Separar em grupos diferentes: as que precisam de arranjos, as que adoramos e são para ficar, as que temos dúvidas, as que já não nos fazem sentir bem
- Experimentar as peças em dúvida e decidir se ficam ou não
- Construir o maior número possível de looks com todas as peças que ficam, experimentar e fotografar os looks aprovados para futura referência
Se tivesse de escolher uma palavra chave que define o sucesso desta fase seria experimentar. É incrível como experimentar, fazer pequenos ajustes em frente ao espelho pode mudar a perspetiva que a cliente tem de determinada peça de roupa ou combinação.
Esta á a altura ideal para listar os eventuais artigos em falta para completar o armário agora organizado apenas com as tuas peças favoritas.
Se quiseres saber mais sobre como manter o armário organizado podes ler o artigo que escrevi aqui.
3 – Compras Personalizadas
O ideal é que esta fase seja posterior à organização do armário. Pode no entanto ser contratada separadamente. Não dispensa nunca a realização da análise de estilo para que a consultora de imagem saiba exatamente que tipo de peças procura a cliente, o objetivo, o estilo pessoal e o estilo de vida.
A consultora começa por analisar toda a informação sobre a cliente para poder fazer uma pesquisa prévia e tornar a ida às compras o mais produtiva e agradável possível. Nesta fase é fundamental conhecer o orçamento da cliente e alertar para a importância de comprar peças de qualidade. Básicos de qualidade são bons investimentos e a longo prazo compensam face a comprar peças que temos de substituir frequentemente.
O papel da consultora é manter a cliente focada nos seus objetivos, cumprindo o orçamento, comprando peças de qualidade e apoiando na tomada de decisão.
A minha opinião é sempre se vestes e não te faz sentir bem não compres vais encontrar de certeza algo que cumpra os teus requisitos. Boas compras exigem paciência e auto–conhecimento e é neste conhecimento que a consultora de imagem te pode apoiar.
Se gostavas de perceber melhor como funciona este serviço e tens mais questões sobre consultoria de imagem fala comigo.
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